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Walmart – Estratégia de Guerrilha. Comer pelas Beiradas.

Estratégia de Guerrilha. Comer pelas Beiradas.

Sam Walton, fundador do Gigante Walmart, não foi pioneiro no seu modelo de negócios, mas foi em sua estratégia de expansão, criada para resistir e crescer num mercado altamente concorrido.

Quando ele criou o Walmart, já existiam grandes redes de lojas de desconto que dominavam todas as grandes cidades para abrir esse tipo de varejo. Muitos no lugar de Walton teriam desistido, ou melhor, nem começado. Afinal, seria uma loucura abrir uma nova loja / marca e concorrer com gigantes já consolidados e com muita grana pra sufocar qualquer marca aventureira que os ameaçasse.

Sam Walton então mirou e começou pelas cidades com população abaixo de 50 mil habitantes, ignoradas pela grande concorrência. Sua primeira loja foi aberta em Rogers, Arkansas, cidade com menos de 10 mil habitantes. A partir daí, enquanto gigantes como a rede K-Mart abria dezenas de lojas nas grandes cidades e disputava acirradamente com outros grandes players, considerados “experts” no varejo, Sam Walton surfava num oceano azul, abrindo diversas Unidades no interior inexplorado, ignorado.

Dessa forma, Walmart foi dominando toda a região interiorana, crescendo pelos arredores, pelas beiradas, em sentido contrário da concorrência, de fora pra dentro. E quando os grandes concorrentes perceberam, já era tarde demais. A combinação infalível de baixo preço, excelência no atendimento ao cliente, indo ao encontro da demanda, fez com que o Walmart ocupasse os territórios, ganhasse em escala, liderando o mercado. Entrando, não só pra concorrer, mas para vencer.

A Fabrica3 atua na criação, desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios.

@jagbueno

Diretor da Fabrica3 | Construção de Negócios @fabrica3agencia

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