“Crise é para investir”, diz Arri Coser. O fundador da Fogo de Chão fecha os olhos para a crise.
Quando estava prestes a assinar o contrato para abrir dois novos restaurantes, Arri Coser viu no noticiário as denúncias de Joesley Baptista, da J&F, que envolviam pagamento de propina a ninguém menos que o presidente Michel Temer.
“Olhei para o meu sócio e falei:
Fecho o olho e continuo, ou pego o avião de volta?
Arri Decidiu continuar!
“Na crise, a pessoa vai comprar produtos mais baratos e esquece o premium. A gente fez o inverso: compramos produtos mais premium para usar no restaurante e posicioná-lo. As empresas também tiram verba de marketing, mas a nossa passou a investir. estar presente na mídia, para construir a marca. Quando há dez pessoas anunciando, você é visto de uma maneira; quando tem 100, é visto de outra maneira. Os governos são sempre iguais, entram para tomar. Mas o mercado mudou, com mais competição. Só quem faz um trabalho diferenciado tem um posicionamento diferente. Temos a oportunidade de posicionar agora para crescer depois. O Brasil vai existir daqui a 10 anos? Claro que vai.”
O episódio mostra como Coser, dono da rede de churrascarias NB Steak e da Rede de pizzarias Maremonti, vê o mundo dos negócios.
Quando há crise é preciso entrar no que você conhece mais. Acreditar naquilo que faz, olhar para dentro da empresa e continuar investindo. Trazer melhorias na gestão, fechar as torneiras que estão gotejando. Avaliar cada etapa do seu negócio, investindo em qualificação / RH, principalmente.
Então, foque no seu business, se posicione de forma em que o mercado perceba sua diferença. Trabalhe com disciplina e visão na sua meta. Acredite, dará certo.