Procura-se Funcionário
A enorme dificuldade que o varejo brasileiro encontra para contratar.
A dificuldade do empregador em contratar e se cercar de pessoas preparadas, cada vez fica mais difícil.
A saída é empregar alguém ainda “verde”. Preparar, treinar e aprimorar. E quando o colaborador começa ficar próximo ao que você precisa, ele vai embora…
Neste primeiro trimestre de 2018, o setor de franchising criou quase 1,2 milhão de vagas de emprego. O setor cresceu também em faturamento, chegando à marca dos R$ 38,762 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O forte investimento em e-commerce foi um destaque deste setor.
O e-commerce, aliás, é uma presença cada vez mais forte entre as redes de franquias. Quase a metade (42,3%) usam as lojas virtuais como uma canal de vendas, normalmente em parceria com os franqueados, que acabam sendo responsáveis por disponibilizar os produtos vendidos no ambiente virtual.
Um exemplo é o Boticário que, recentemente, instalou um serviço de “shopbot” em que um “robozinho” vende um produto e o usuário faz a retirada diretamente na loja. Sem necessidade do estoque da própria rede entrar na jogada.
Em contrapartida, indicadores macroecônomicos abalaram o quadro, neste período. O desemprego na casa dos 13 milhões, o PIB crescendo abaixo do esperado e a baixa produção da indústria são alguns exemplos. Houve retração de demanda também em vários segmentos do varejo.
João Augusto Bueno
Diretor da Fabrica3 | Construção de Negócios