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Creonte

Expressão, mais que ultrapassada, utilizada como muleta, para quem necessita a auto-justificativa de se apoiar num argumento, por não ter conseguido manter (fidelizar) seu “cliente”.
Em meus treinamentos de venda quando digo que não existe cliente fiel, alguns empresários se arrepiam, se incomodam. Vejo eles se remexendo na cadeira. E verbalizam:

– Eu tenho clientes fiéis há mais de “X” anos. Eu respondo:

– Sim. Você tem. Até o dia que parar de superar a expectativa desse cliente. No que se refere ao valor que ele paga “X” o que ele recebe em troca. A partir do momento que ele achar que esta relação não está equilibrada, ele trocará, sem pensar duas vezes. Seja ele seu cliente há uma semana ou de uma década.

E, por favor, ao invés de achar que ele foi traidor, ou, popularmente falando “creonte”, procure fazer uma reflexão e avaliar o que levou esse cliente a experimentar outros ares, além do seu.

Não se acomode, busque sempre, não só a excelência no produto / serviço oferecido, como também, superar a expectativa do cliente. Desta forma, ele se manterá fiel, enquanto essa relação Custo X Beneficio, for vantajosa a ele, Seu Cliente. Nunca se esqueça disso!

Importante:
Conquistar um novo cliente nos dias atuais é difícil. Reconquistar um cliente, é, além de infinitamente mais trabalhoso, inadmissível. Trabalhe com essa utopia.

Parabéns a quem consegue perceber isso. E tenta, superar sempre, a expectativa dos seus clientes.

A Fabrica3 atua na criação, desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios.

@jagbueno
Diretor da Fabrica3 | Construção de Negócios
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